quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Retrospectiva - Larissa e Juliana

Agosto 2011

Com a conquista do Grand Slam de Stare Jablonki, a dupla abriu uma bela vantagem na pontuação da liderança do Circuito Mundial, seguidas pelas norte americanas Walsh e May. O primeiro desafio do mês de agosto para a dupla seria a etapa de Klangenfurt na Áustria, torneio que para muitos atletas é o mais bonito e que a maioria prefere jogar e vencer. Realmente a torcida e o evento todo em sí é um show e realmente concordo que seja um dos mais belos torneios do Circuito Mundial. A dupla estreou como atual campeã da etapa, porém dessa vez a dupla encontrou dificuldades e novamente não teve uma boa apresentação em um Grand Slam como já havia ocorrido no Grand Slam de Pequim. A dupla foi derrotada nas oitavas de final para as brasileiras Maria Clara e Carol que até o momento não haviam vencido Larissa e Juliana em nenhuma oportunidade em 2011. Derrotadas por 2x0, Larissa e Juliana terminaram  o torneio com a 9ª colocação. E assim prepararam as atenções para o próximo torneio, a etapa de Aland na Finlândia.
A dupla encontrou nas semifinais do torneio as chinesas Xi e Xu, responsáveis por algumas das mais emocionantes partidas contra Larissa e Juliana no ano, dessa vez as chinesas tiveram mais sorte e conseguiram vencer a semifinal e assegurar a vaga na final da etapa. Para Larissa e Juliana restou disputar o não menos importante 3º lugar, que para efeito de conquista de campeonato era de suma importancia. E a dupla entrou completamente ligada em busca dessa medalha de bronze. Enfrentando a dupla brasileira Maria Elisa e Talita, Larissa e Juliana tiveram um jogo equilibrado e decidido nos detalhes, vitória da dupla por 2x1 (21/19, 21/18 e 21/19), vitória que mantinha a dupla na liderança do Circuito Mundial e importante para que as norte americanas Walsh e May não encostassem ainda mais na dupla brasileira.
Faltando duas etapas para o término do Circuito Mundial, um bom resultado na próxima etapa poderia deixar a dupla cada vez mais com a mão no hexacampeonato. Uma combinação de resultados ate poderiamos ter a definição das campeãs na etapa da Holanda, em Haia. Porém as norte americanas Walsh e May estavam dispostas a não colaborar e chegaram a final da etapa contra Larissa e Juliana, combinação que não teriamos como definir as campeãs do ano, sendo então deixado a definição para a última etapa do ano na Tailândia.
Voltando a final da etapa de Haia, jogo recheado de emoção, adrenalina, situações nada comuns e no final repleto de alegria para a torcida Larissa e Juliana.
Para apimentar mais ainda a decisão, tivemos uma verdadeira trompa da agua caindo em Haia, jogo atrasado e muita agua caindo.Quando a bola entrou em jogo parecia que teriamos uma verdadeira aula de voleibol por parte das norte americanas, mais acostumadas com a situação meteorológica presente, ventos, chuva e muito frio. Logo a dupla Walsh e May, pois frente no placa, Larissa e Juliana irreconhecíveis erravam muito e não conseguiam viram as bolas e as norte americanas até então sem dar chance as brasileiras comandavam e abriam mais ainda o placar. Tudo parecia dar certo para elas, até que Larissa vai para o saque e a dupla faz uma incrível sequência de pontos .
Larissa mostrando pq é a craque que é concentradissima  no saque, defesa,ataque fez 10 ptos consecutivos quando as norte americanas lideravam por 11x17, Larissa e Juliana viraram inacreditávelmente o placar para 21x17. Sensacional e importantissímos os ptos de saque de Lari e Ju conseguindo amortecer no block e assim contra atacamos com calma e tranquilidade virando então o set.
No segundo set Larissa e Juliana voltaram no mesmo ritmo e cada vez mais fomos jogando melhor e deixando as norte americanas quase que perdidas em quadra. May não consegui virar as bolas e Walsh não conseguia segurar os ataques de Larissa e Juliana. A chuva apertou no final do set e ai as coisas se equilibraram um pouco porém a grande vantagem adquirida no set por Larissa e Juliana fez com que isso não atrapalha-se os planos e que viesse a bela conquista da etapa de Haia.
Uma resposta em grande estilo para as pessoas que só torcem para elas quando vencem, que no primeiro percalço, já questionam a capacidade das meninas...
Vitória da dupla com certeza, porém nessa vitória brilhou a estrela da Lari, craque é isso na hora que precisa desequilibra e desequilibra em grande estilo. Para quem não viu o jogo curte aí.
Sem dúvida um dos mais emocionantes, belos e sofrido ao mesmo tempo do ano.
"O primeiro set foi emocionante porque não é todo dia que viramos um jogo da forma como aconteceu, principalmente contra jogadores talentosas e experientes como são Walsh e May. Estamos muito felizes pelo ouro na Holanda. Já havíamos vencido aqui em 2009 e foi ótimo repetir a dose, ainda mais pela importância dos pontos em disputa. Estamos bem perto da nossa meta de conquistar o hexacampeonato mundial, mas não tem nada definido. Nossa comemoração hoje é principalmente pelo ouro. Foi uma medalha importante que deve ser muito festejada e valorizada pela qualidade das duplas que superamos para chegar ao título", afirmou Larissa.
Com a conquista da etapa a dupla só por milagre perderia o hexacampeonato e o que poucos sabiam naquele momento o título já era da dupla, pois as norte americanas não disputariam a etapa da Tailandia e assim o título não poderia mais ser delas. Porém so dois meses praticamente depois foi feita a confirmação do Hexacampeonato da dupla.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...