sábado, 16 de julho de 2011

Prata em Moscou e Líderança Absoluta no Circuito

E aí galera, 

Juliana/Larissa e Walsh/May se enfrentaram em duas decisões em 2011, na etapa de Brasília do Circuito Mundial e no Campeonato Mundial, em Roma, e, nas duas ocasiões, as brasileiras conquistaram o ouro. Desta vez, o resultado não se repetiu e as americanas ficaram com o título do Grand Slam da Rússia, ao vencerem por 2 sets a 0 (23/21 e 21/15). O título em Moscou não veio, mas mesmo assim a dupla continua líder do ranking mundial, agora isoladas na líderança sem considerar os descartes que ainda irão ocorrer após 11 resultados de cada dupla. Além disso a dupla continua sendo a dupla com mais vitórias na etapa da Rússia e de etapas do Circuito Mundial. com 40 conquistas contra 36 de Walsh e May. 

Após a belíssima vitória em Gstaad, a dupla foi derrubada não só pelas norte americanas hoje em Moscou  mais principalmente  pelo cansaço de uma temporada até o momento super equilibrada, com jogos cada vez mais disputados e aliado a tudo isso, o pouco tempo de recuperação entre uma etapa e outra., afinal se manter no topo não é fácil e exige esforço extra da nossa dupla. Passado mais da metade das etapas disputadas do Circuito Mundial é normal o cansaço e o desgaste físico aparecerem principalmente para as duplas que estão jogando mais partidas.
Hoje quem sentiu o golpe de uma maratona de jogos foi a Lari , já na semifinal notei que o calor e o cansaço estavam pegando ela, porém tivemos uma bela partida na semi e tanto ela como a Ju foram super bem e venceram brilhantemente as chinesas. Pelo que pude acompanhar  o calor realmente estava forte em Moscou, pois na disputa do terceiro lugar a jogadora Menegatti sofreu muito com o calor, e pediu até tempo médico.
Talvez como comentei o forte calor em Moscou aliado ao cansaço da temporada tenha feito Lari sentir  e muito contra Walsh e May a partir do segundo set, ficando mais evidente ainda quando no tempo técnico ela falou para a Ju que estava "morta" que não aguentava mais. Nunca a vi falar durante o jogo que estava “morta” que não agüentava mais e pouquíssimas vezes a vi sentir tanto como sentiu hj na partida final.
Uma pena pois sem ela "inteira" as coisas se complicam bastante, devido a liderança dela,  a estar sempre falando, puxando jogo, ou seja, por dar ritmo e volume de joga a dupla, aí coube a Ju fazer isso, porém não foi suficiente.

Com as dificuldades para buscar as bolas as coisas ficaram bem mais difíceis ainda mais em um jogo de alto nível onde é fundamental alguém com o talento da Lari correndo no fundo de quadra buscando todas as bolas, fazendo com que o ataque adversário tenha que lutar muito para colocar a bola no chão e ajudando a Ju a colocar a bola no chão nos contra ataques. Mais  por mais que ela se esforçasse em defender qdo conseguia,  faltava força para por a bola no chão e  então apareçeram os erros que em condições normais não ocorreriam, dificultando  e muito as coisas para a dupla, o bloqueio também hj nao funcionou e tudo se tornou mais difícil a cada ponto norte americano.
A dupla ainda tentou uma reação, tirou alguns pontos de vantagem, mas por mais que Lari tentasse puxar o ar do fundo dos pulmões, toda a vontade de vencer, chega um ponto que o corpo já não obedece mais a cabeça, o que vc mais quer é que acabe logo para se jogar em uma cama, sentar, descansar como todo ser humano exausto do trabalho pensa e faz. Assim logo as norte americanas conseguiram fechar o set e o jogo por 2x0.

Não tirando os méritos das norte  americanas que fizeram uma belíssima partida, destaco a atuação da May, com uma das melhores atuações dela esse ano (comento mais abaixo),  o desgaste do lado brasileiro ajudou um pouco para que as coisas ficassem mais fáceis para elas, mas importante foi que a dupla lutou até onde pode e conquistou mais 720 ptos importantíssimos na caminha ao Hexa e a vaga para Londres..Fica também a imagem da comemoração da May chorando no banco após a conquista, lágrima de uma campeã que com certeza sabe que não é mais tão fácil bater Larissa e Juliana e ainda mais passando  por todos os problemas físicos que vem passando, porém melhorando a cada etapa, hoje ela jogou muito na defesa e ataque, pelo menos nos jogos da semi e final que vi dela, jogou super bem, mesmo ainda não estando 100%. Esse jogo mostrou a força de vontade, o lutar sempre e não desistir, mesmo quando questões físicas e emocionais tomam conta, ninguém deixa de lutar.

Claro que todos inclusive elas gostariam de ter conquistado mais um ouro para nosso país, aprendemos com elas a sermos exigentes, porém a prata é tão importante quanto o ouro quando se tem em mente uma vaga olímpica. O gosto amargo que muitos comentam ter quando sofrem a derrota e ficam com a prata, pode representar muita coisa boa adiante, a prata de hj com certeza contribui para que muitos ouros venham por parte delas adiante e aí aquela prata se torna tão valiosa quanto o ouro que poderia ter sido conquistado.

Luta, determinação, força de vontade não faltaram para a dupla, uma pena que hoje o físico que diferencia elas em muitas partidas as derrubou, mas isso não vai deixar que elas sejam as campeãs que são... e ainda serão por muito tempo....Agora é hora de descansar, se hidratar, alimentar bem e curtir a folga antes dos novos desafios.  Aproveitar bem essa semana para recarregar as energias, que ainda tem muito o que elas batalharem e suarem nesse mundial e claro nos dá muitos títulos e alegrias.

 E fica aqui um desabafo: Lamentável somente que basta enfrentarem Walsh e May , ou uma derrota  para que  alguns membros da mídia coloquem em dúvida o potencial da melhor dupla do mundo, ao enfrentarem Walsh e May já resolvam mudar o tom de outras finais contra outras adversárias, elevando sempre o nome das norte americanas e esquecendo de enaltecer a força e talento da nossa dupla. Me pergunto pq sempre questionam a dupla  Larissa e Juliana nos comentários quando vão enfrentar Walsh e May, tal como em Brasília e Roma? Colocar sempre a pressão em cima das brasileiras, de que elas terão que jogar muito para vencer Walsh e May e não dizer que Walsh e May terão que jogar muito para vencer Larissa e Juliana...parece que a mídia fecha os olhos e não consegue vê que possa ter alguém que possa causar preocupação para as norte americanas, será que não existe adversárias capazes de vencê-las? Parece que sempre teremos que ter medo delas  (pelo menos acho q a mídia eleva muito o nome Walsh e May e deixa de dá valor a  Lari e Ju, a Talita e Maria Elisa, seja quem for que esteja enfrentando as norte americanas...passam a sensação de que sempre teremos que ficar tremendo qdo enfrentamos elas e elas não tem isso com a gente , o que não é verdade...certeza que Walsh e May tem o mesmo respeito que Lari e Ju tem por elas e sabem que qquer uma pode sair vencedora, que tanto uma como a outra dupla terá que jogar bem para poder vencer....
Acho que já está na hora da  "toda poderosa mídia" apoiar as duplas nacionais e não ficar babando ovo para as estrangeiras, com todo respeito a Walsh e a May, mas parece que elas são do Brasil e não dos EUA ,pela forma q algumas mídias brasileiras ficam de puxa saquismo.

A dupla continua sendo como falei líderes do Circuito Mundial com 4880 ptos  seguidas de Walsh e May com 4220 ptos sem considerar os descartes. Fora isso a dupla continua mantendo a regularidade de sempre, em um Circuito cada vez mais difícil, se manter sempre nas primeiras colocações é super importante,  ainda mais em um ano com várias surpresas e muito equilíbrio . 

Aguardar a próxima etapa com as meninas descansadas entrando na briga por mais uma conquista de etapa. 

Parabéns dupla, orgulho demais de vcs....

Valeu Lari, valeu Ju !!!!!

Fotos - FIVB

2 comentários:

Ana Sofia disse...

Belíssimo texto, Karina! Falou tudo e mais um pouco. Hoje o cansaço pesou, mas tenho certeza de que, inteiras, a dificuldade de derrotá-las é muito maior e, como sempre acontece, depois de uma derrota, sempre vemos uma dupla mais forte. Alguém duvida? Alguém se lembra do que veio depois do 17º lugar em Pequim? Ou depois do 3º lugar na Noruega? Aguardem e confiem, eu vou fazer isso!

Ka disse...

Isso mesmo com certeza sempre se tira muitas coisas boas e proveitosas com as derrotas, mesmo que essa tenha questoes fisicas envolvidas, ate nisso podemos ter melhorias e maiores cuidados. E mesmo assim erros sao cometidos e podem ser melhorados nao é mesmo...Certeza que essa folga vai dá um gás a mais a elas para essa parte final do Mundial. Jamais duvidem do poder de recuperação delas haahha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...