sábado, 14 de abril de 2012

Muito trabalho para preparar a arena em Brasília



As duplas de vôlei de praia masculinas e femininas de 33 países começam a desembarcar em Brasília para competir na primeira etapa do Circuito Mundial 2012. Será a quarta vez consecutiva que a capital sedia o evento, que já faz parte da comemoração de aniversário da cidade. Os jogos do torneio classificatório feminino abrem a disputa, no domingo com as disputas do country cota e seguem na segunda com o qualifying. Na terça começam o cota country masculino e a principal feminina.

Porém, antes que os astros do esporte pisem nas areias da enorme estrutura montada no meio da Esplanada dos Ministérios, outros personagens circulam pelo local e, como os atletas, suam as camisas. A função deles é deixar tudo pronto para receber os jogadores. 

A preparação para erguer o complexo, de 60.000m², começou há três meses, de acordo com Sylton Louzã, diretor de produção da RB2 eventos, empresa responsável pela organização do torneio há cinco anos. Ao todo, 15 parceiros e 350 pessoas estão envolvidas no projeto.

Entre as tarefas a serem cumpridas estão a construção do complexo nos padrões exigidos pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Este ano, a estrutura conta com uma quadra principal, com arquibancada para 3.000 pessoas e dois camarotes, e seis outras arenas complementares (no ano passado eram cinco), além de duas para treinamento. Há também uma sala de imprensa, almoxarifado, lounge dos atletas, tenda de fisioterapia, de antidoping e de ambulatório, entre outros. Os organizadores também são responsáveis pelas reservas de hotéis, pelo transporte e pela alimentação para os atletas, os treinadores, os árbitros e o staff. 

O mais complicado, segundo Sylton, refere-se ao fato de que Brasília não fica no litoral. A areia das quadras, portanto, vem de fora, mais especificamente de Paracatu, em Minas Gerais. Este ano, foram usados 2.600m³, o equivalente a 110 caminhões lotados. “A FIVB exige um tipo de areia específica. Sempre mandamos três amostras e eles aprovam uma”, explica o empresário.

“O primeiro Circuito Mundial que fiz foi no Guarujá (SP), em 2008. Lá, é mais fácil organizar, pelo fato de já ter a areia. Então, só precisamos tratá-la. Mas Brasília também é muito bacana, até porque o evento fazer parte da comemoração do aniversário da cidade.” O complexo do Circuito Mundial deve receber os últimos reparos amanhã, quando membros da FIVB visitarão o local para fazer a vistoria. 

O Mundial em números

3.000 Capacidade de público nas arquibancadas da quadra principal
2.600m³ Volume de areia usado para preencher as nove quadras do complexo
350 Número de pessoas que trabalham na organização e montagem do evento
256 Peso, em toneladas, das tubulações utilizadas para montar as arquibancadas e os camarotes

Fonte Superesportes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...