segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Circuito Mundial 2011 - Brasília Sede

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) vai confirmar em breve o calendário 2011 do circuito mundial. Representantes da comissão de vôlei de praia da entidade reuniram-se no fim de novembro e algumas informações sobre o tour do ano que vem, como o Grand Slam na arena olímpica de Pequim e a oitava edição do campeonato mundial, foram divulgadas hoje no site da federação. A exemplo dos últimos dois anos, a etapa de abertura do mundial acontecerá em Brasília e, no ano que vem, será disputada entre os dias 18 e 24 de abril.

Além do Swatch FIVB Beach Volleyball World Championships que será realizado em Roma, de 14 a 26 junho, e distribuirá 1 milhão de dólares, a temporada 2011 terá, no total, 17 eventos em 13 países. Serão oito meses de competição, com seis Grand Slams e 10 Opens - seis deles com os dois naipes. Um calendário detalhado confirmando datas, locais e prêmios será liberado pela FIVB nas próximas semanas.
O circuito mundial terá Grand Slams na Noruega, Suíça, Rússia, Polónia, Áustria e Pequim, onde serão distribuídos 600 mil dólares em cada um desses eventos. Québec, no Canadá, sediará uma etapa Open pela primeira vez. Já as cidades de Marselha, na França, e Seul, na Coréia do Sul, deixarão de abrigar torneios a partir do ano que vem. De acordo com a FIVB, eventos no Oriente Médio e na Ásia estão sendo negociados e podem ser incluídos no fim da temporada.

"O circuito mundial se fortalece a cada temporada e 2011 promete ser outro próspero ano, especialmente em razão da qualificação olímpica, processo já em curso, graças à inovadora Copa Continental. Esta competição vai servir para ampliar muitos aspectos do vôlei de praia, como fãs, organizadores e jogadores", completa o dirigente brasileiro.


O tour 2011, que será aberto em abril na capital brasileira, realizará o primeiro Grand Slam em Pequim, entre 6 e 12 de junho. Na sequência, acontecerá o principal evento do ano: o Swatch FIVB Beach Volleyball World Championships. Nesta edição, duas cidades serão usadas como sedes pela primeira vez: uma receberá a fase de grupos e o centro histórico da Parco del Foro Italico, em Roma, sediará os jogos eliminatórios e as finais.

Outras questões importantes abordadas durante a semana de reuniões incluíram a introdução da nova estratégia da marca FIVB e o desenvolvimento de um plano de promoção para a competição de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e para o esporte como um todo. A federação buscará maneiras de aumentar a popularidade do esporte em muitos aspectos, incluindo marketing, comunicação, patrocínio e apelo público.

- A FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour é rentável, o valor de nosso produto aumentou consideravelmente e a cobertura da mídia é sem precedentes. Mas, com a realização dos Jogos Olímpicos em um país onde o vôlei de praia não tem tradição, temos de encontrar formas inovadoras para garantir que as Olimpíadas sejam um sucesso. A Copa Continental, como um novo evento olímpico de qualificação, vai nos ajudar nesse longo caminho, no entanto, precisamos pensar em novas fórmulas, como a Copa do Mundo e o Festival de Vôlei de Praia, para garantir que a modalidade continue a crescer ao redor do mundo - comenta.

Araújo refere-se ao sucesso de público registrado pelos organizadores do circuito mundial no último ano. A FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour foi acompanhada por 1,5 bilhão de telespectadores, em mais de 4,8 mil horas de transmissão. A venda de direito de televisionamento aumentou 24%, em relação a 2009, e o número de emissoras internacionais cresceu 26%. Outros 1,5 milhão de espectadores assistiram as partidas nos locais de competição. Fonte: FIVB e Site Volei de Praia

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