quinta-feira, 5 de junho de 2008

BERLIM - SEDE DO PRIMEIRO GRAND SLAM

É a capital da Alemanha, com uma população de 3.392.026 habitantes, é a cidade mais populosa do país e a segunda mais populosa da União Européia, só perdendo para Londres. É um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência européia. Berlim está localizada no leste da Alemanha, cerca de 70 Km ao oeste da fronteira com a Polônia. O centro da capital é cortado pelo do rio Spree.
A cidade serve como um importante centro do transporte continental e é "casa" para algumas das mais importantes universidades, eventos esportivos, orquestras e museus.O rápido desenvolvimento da metrópole atraiu uma reputação internacional aos seus festivais, arquitetura contemporânea e vida noturna, sendo um grande centro turístico e moradia para pessoas de 180 nações diferentes.
Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes setores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os setores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim, muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes setores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto. A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha (RFA).



Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro.

Pontos turísticos:


Palácios e Parques de Potsdam e Berlim: um conjunto de sítios - Patrimônio Mundial.
Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof)
Torre de rádio Berlim (Berliner Funkturm)
Torre de televisão Berlim (Berliner Fernsehturm)



Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim, construída no estilo neoclássico, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas.


Reichstag (Parlamento Federal) - é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções. Com a transferência do governo alemão de Bonn para Berlim, o prédio foi reinaugurado em 19 de abril de 1999 como sede do Parlamento.


Checkpoint Charlie - Nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Havia dois outros postos militares localizados na direção ocidental da auto-estrada (Autobahn) onde se localizava o Checkpoint Charlie.


Muro de Berlim - Foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes:Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos EUA; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.

Ilha dos Museus (Museumsinsel)- É uma ilha no rio Spree, localizada no centro da cidade de Berlim.
Ilha dos Pavões (Pfaueninsel)
Jardim Zoológico (Zoologischer Garten)
Palácio de Bellevue (Schloss Bellevue)


Berlim já foi a sede de eventos importantes no esporte como as Olimpíadas de 1936 e a final da Copa do Mundo de 2006. Berlim geralmente é sede de etapas do Circuito Mundial de vôlei de praia.

2 comentários:

Unknown disse...

Aiin nervosooo viu..

o coisa que num começa logo..rsrs

Boa sorteee meninaaaaaas..

vamOs com tudooo pros gand slans\o/

Profª. Gabrielle Vanini disse...

AEEE, MUITO BOM HEIM... NO 1º GRAND SLAM NOSSA DUPLA NÃO PARTICIPOU MAS NESSE ELAS VÃO ARRASAAAAAAAAAR... COMO SEMPRE NÉ... HUAHUAUA

VAMO Q VAMO!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...