domingo, 1 de janeiro de 2012

Começa o ano Olímpico - 2012 !!!!!!!

E aí pessoal, o ano de 2012 chegou e com ele chega mais um ano super importante no esporte mundial, o ano olímpico. Londres está aí a pouco mais de 7 meses teremos o inicio dos jogos. Resolvi postar então primeiro post do ano um pouco sobre o mais importante campeonato que a dupla Larissa e Juliana terá em 2012.  Durante a semana irei comentar cada torneio que a dupla disputará esse ano, fazendo alguns comentários e dados sobre cada campeonato. O de hj será um pouco mais extenso por toda a importância que representa.


O ano olímpico para o vôlei de praia recomeça em abril, as duplas que não tiveram um ano tão regular tem ainda a chance de mudar o atual quadro de classificação. Apesar que ao meu ver tanto no feminino como no masculino as duplas "vencedoras" da corrida olímpica já estão definidas. Talvez a segunda vaga masculina do Brasil, ainda possa gerar boas disputas e um pouco de emoção.
Porém vencer a corrida olímpica pode não significar muito, afinal a vaga é da CBV e no final será ela que escolherá quem irá representar o país em Londres. Muita discussão sobre isso já tivemos e continuaremos a ter até o anúncio final das duplas. Logicamente não concordo se a CBV resolver colocar algum outro atleta ou alterar a dupla que por todo esforço, dedicação e trabalho lutou pelo seu sonho é extremamente injusto. Claro que todos fazem seu máximo e aqueles que foram digamos mais competentes conquistaram o direito de ir, e de repente tiram esse seu direito, esse seu sonho, no mínimo complicado demais. Espero que a CBV mesmo sendo a detentora da escolha não estrague um trabalho bem feito de 4-8 anos por uma dupla.
Então todos ainda estão na briga, matematicamente todos tem chances de conquistar as 2 vagas para o país. Até o momento seguindo a pontuação do Circuito Mundial que é o comparativo para as vagas a Londres, temos o seguinte ranking no feminino logo abaixo. Lembrando que cada país tem direito a duas vagas, assim quem estiver bem pontuada entre s 16 equipes e já tivermos 2 duplas do país com mais pontos a esta, não estará no momento classificada, mas pode ainda continua na briga pela vaga.

O regulamento para definir todas as duplas classificadas é o seguinte. 

Cada país pode levar no máximo quatro duplas (duas de homens e duas de mulheres). Das 24 parcerias que estarão na Inglaterra, 16 entrarão pelo ranking mundial (até 17 de junho de 2012), cinco se classificam em torneios continentais, duas entram pela Copa do Mundo – competição que vai acontecer entre 25 de junho e 1 de julho, ainda sem local definido (uma novidade no calendário olímpico) -, e a última está garantida ao país-sede. Os Jogos de Londres-2012 serão disputados de 17 de julho a 12 de agosto.

E o ranking até o momento para as 16 vagas asseguradas pelo Circuito Mundial é
Colocação / Dupla
Nº etapas disputadas
Pontuação
1 Larissa-Juliana BRA
12
7.080
2 May-Treanor-Walsh USA
11
6.780
3 Xue-Zhang Xi CHN
14
6.700­­­
4 Kessy-Ross USA
14
6.080
5 Talita-Antonelli BRA
14
6.020
6 Cicolari-Menegatti ITA
14
5.280
7 Van Iersel-Keizer NED
13
4.820
8 Goller-Ludwig GER
13
4.440
Maria Clara-Carol BRA
15
4.320
Fendrick-Hanson USA
14
3.940
9 Kuhn-Zumkehr SUI
14
3.420
10 Klapalova-Hajeckova CZE
14
3.410
11 Liliana-Baquerizo ESP
14
3.380
12 Schwaiger-Schwaiger AUT
14
3.200
13 Slukova-Kolocova CZE
14
3.120
14 Holtwick-Semmler GER
12
3.100
Akers-Branagh USA
11
2.920
Köhler-Sude GER
14
2.720
Taiana-Vivian BRA
9
2.260
15 Palmer-Bawden AUS
10
2.240
16 Arvaniti-Tsiartsiani GRE
10
2.220
Hansel-Montagnolli AUT
14
2.210
Gielen-Mouha BEL
11
1.982
Gioria-Momoli ITA
14
1.820
Y. Huang-Yue Y. CHN
15
1.680
Bansley-Maloney CAN
13
1.594
Saka-Rtvelo GEO
16
1.560
Nystrom-Nystrom FIN
15
1.540
Em negrito as duplas que estariam em Londres até o momento, sendo que as duplas brasileiras serão definidas pela CBV independente da classificação. As demais duplas ranqueadas que aparecem entre as 16 primeiras e não destacadas em negrito seriam as duplas que brigam por ficar a frente de suas adversárias "conterrâneas", já que somente duas vagas são disponibilizadas para cada país. E as últimas são as que podem ainda alcançar posição no ranking acima da 17ª colocação e garantir a vaga.

Lembrando que a dupla Mullin-Dampney mesmo não estando bem ranqueada no Circuito Mundial já está classificada por ser a dupla representante do país sede.

As disputas pelas vagas continuam abertas e as palavras nesse primeiro semestre de 2012 será para as duplas do vôlei de praia mundial ao meu vê, foco e regularidade, pois precisam desde a primeira etapa do ano em Brasília começar bem focado e de preferência vencendo e manter essa regularidade até as últimas etapas classificatórias para Londres. Toda colocação será de suma importância para quem almeja alcançar a vaga e cada tropeço pode deixar a dupla mais longe da tão sonhada vaga, principalmente para os que estão já em desvantagem.

Teremos 2 etapas Open (Brasília e Sanya) e as principais etapas chamadas Grand Slam, serão 4 (Xangai, Pequim, Moscou e Roma). Lembrando que a pontuação é mais alta no Grand Slam, ir bem nessas etapas é fundamental. Então o Circuito Mundial terá essa importante fase no começo até a metade do ano: Definir as vagas olímpicas. Acredito que a maioria das duplas não pensará em conquistar o Circuito e sim conquistar suas etapas a fim de ir a Londres, depois sim, ele passa a ter o significado normal do Circuito, a busca pela conquista do mesmo por todas as duplas.

Fechando o post referente a Londres , acredito muito na conquista da dupla, primeiramente dúvido que a CBV tenha peito de barrar Larissa e Juliana, então independente da conquista da vaga e ser decidida pela CBV, uma das vagas do Brasil é delas. E ainda torço para a CBV ser coerente e deixar a segunda vaga a quem é de direito também hoje no caso, Maria Elisa e Talita.

Todos torcemos, queremos e acreditamos muito nessa conquista do ouro em Londres por parte de Lari e Ju, sabemos que teremos adversárias mais do que competentes e experientes pelo caminho, que o torneio é curto e qquer desgaste, cansaço, o psicológico ou simplesmente um mal dia de uma das atletas pode comprometer a conquista. Todos esses fatores pode ser o diferencial para todas as duplas. Então olimpíada é olimpíada, todo mundo na verdade tem as mesmas condições, lá dentro de quadra o favoritismo muitas vezes desaparece, o fundamental é estar bem preparado fisicamente e psicológicamente, mas sempre por mais experiente que seja o friozinho na barriga vai bater para todas em algum momento.

O importante é não criar pressão para as meninas, deixar elas fazerem o que de melhor sabem e fazem, que assim a tal sonhada medalha virá. Independente da cor da medalha a dupla com certeza não tem nada a provar para ninguém. Uma dupla que em oito anos de carreira acumula títulos, recordes e conquistas pouco vistas no mundo do vôlei de praia em tão pouco tempo merece toda confiança, energia, bons pensamentos e toda torcida por elas.

Claro que por conhecermos a dupla, por torcermos por elas queremos e desejamos como nunca o ouro olímpico, como disse confio e acredito muito nisso, porém devemos ressaltar que se o ouro Deus não quiser por no pescoço delas em Londres, jamais deixarão de ser nossas grandes guerreiras e vitoriosas, merecerão o mesmo carinho, atenção e reconhecimento.

Claro que muitos vão dizer que "amarelaram", que a medalha de ouro faltou...por em dúvida tudo que a dupla fez e faz pelo Brasil, mas para os verdadeiros torcedores, amigos e fãs não será esse o sentimento.

Não acho que ter ou não um medalha de ouro olímpica seja algo que deixe no ar dúvidas sobre a qualidade do time, muitas pessoas e principalmente a mídia gosta de colocar isso em evidência, se não veio o que esperavam é pq são incapazes, possuem "traumas", "amarelam", "tremem" e tantas outras definições que arranjam, ao invés de reconhecer o que já fizeram ou valorizar as demais conquistas alcançadas...

Ninguém valoriza muito o que foi feito, se esquecem fácil as belas e grandes conquistas. No primeiro tropeço vem aquela chuva de críticas, questionamentos, ao invés de se enaltecer as grandes vitórias, simplesmente querem jogar uma imagem de fracasso....O Sucesso até então alcançado é totalmente esquecido e nem se tem mais importância. Para muitos não ganhar o ouro representa somente a derrota, mesmo que seja em uma olímpiada onde qquer que se seja o resultado, merece destaque.

Eu particularmente já vejo de outra forma, acho que a medalha olímpica, seja ela de qual cor for, é a "cereja" do bolo, é criar fama, criar uma imagem, criar seu nome no esporte mundial ou do seu país. No caso de Larissa e Juliana esse bolo já tá mais que feito, escrito. A história que elas estão escrevendo no vôlei de praia é indiscritivel, dificilmente alguma outra dupla terá o mesmo desempenho que elas, tudo que já escreveram na história do vôlei de praia brasileiro e mundial e que ainda  vão ter. Não tenho dúvida que virá muitos capítulos a escrever ainda .

A história bonita e vitoriosa de duas meninas que fizeram do seu sonho o alicerce para lutar, desafiar e vencer tudo e a todos. Bonita por causa das superações das duas, seja pelas contusões, dificuldades no começo da carreira, pelas adversidades do dia a dia e pelos padrões do esporte a qual escolheram fazer como profissão, afinal duas baixinhas no meio de gigantes, quebrando paradigmas. A dupla jamais se intimidou e sempre entrou em quadra enfrentando como duas gladiadoras os teoricamente mais fortes, jamais deixaram de suar, brigar e lutar durante as partidas por mais adversidades que encontravam pela frente. Aliando td isso, fazem do talento enorme de ambas, a química perfeita para serem essas espetaculares atletas e essa espetacular dupla temida por todos que as enfrentam.

Uma dupla que conquistou com carisma, atenção, simplicidade, determinação, persistência e garra, uma torcida fiel, que joga jogo a jogo com elas, que faz homenagens, faz de tudo para ir nas etapas torcer. Uma torcida capaz de acordar nas madrugadas para acompanhar e torcer por elas mesmo nos inesquecíveis e estressantes Live Score da FIVB, que defende elas de td e que interagem uns com os outros mandando notícias, resultados, links das mais variadas formas.

 
Uma equipe vitoriosa, com um patrocinador que acreditou nelas e está sempre presente dia a dia , com uma torcida no começo pequena mas que sempre incentivou e foi conquistando com elas cada título, cada marca, sabendo que alí tinha duas meninas vencedoras e de talento que o mundo das areias iria um dia se render e a aprender a respeitar. E claro um staff técnico de pessoas competentes, dedicados dia a dia a fazer juntamente com Larissa e Juliana uma equipe vencedora, persistente e campeã.
Campeãs !!! Nesse quesito precisamos nem entrar em detalhes não é mesmo? Afinal 8 anos de parceria, conquistas e marcas batidas uma atrás das outras, uma marca de conquistas de torneio praticamente de 50% e uma média de 88% de vitórias, Hexacampeonato do Circuito Mundial, Pentacampeonato Circuito BB, Campeãs Mundiais e Bicampeãs Panamericanas não é para qualquer dupla. Fora isso, todos os prêmios individuais conquistados pela dupla, alguns prêmios pode-se dizer que são "hors concours" como Larissa de melhor levantadora, indiscutivelmente a melhor nesse fundamento e dificilmente alguém chegue perto de roubar isso dela. Melhores jogadoras do mundo e de quebra já premiadas as melhores em todos os fundamentos, as melhores do mundo nos últimos anos.
Fica aqui no primeiro dia do ano, todo o sentimento de agradecimento, reconhecimento e valorização a Larissa e Juliana, que mesmo que não fossem a minha dupla "xodó" do vôlei de praia, teriam meu reconhecimento por tudo que já fizeram, fazem e que acredito e confio muito ainda realizarão pelo Brasil.

Orgulho demais de serem brasileiras, que juntamente com outras duplas colocam o Brasil como referência nesse esporte. Por tudo que são e representam são respeitadas pelas adversárias e pela mídia internacional, fizeram por onde impor o devido respeito. Não é para qquer dupla ter a moral de ser citada constantemente em entrevistas de Walsh e May, como as melhor do momento, que Larissa e Juliana é a dupla a ser batida e que faz com que as bicampeãs olímpicas tão temidas por todos, tenham que treinar, treinar para tentar superar Larissa e Juliana nos campeonatos mundo a fora.Como podem conferir nessa matéria do sportv com Walsh de ontem. Serem citadas e participarem de votações internacionais como destaques do ano como constantemente vem ocorrendo em prêmios e enquetes nos EUA, sempre lembradas nos grandes destaques do esporte mundial.
Poderia escrever muito e muito mais sobre essas pessoinhas tão especiais, mas paramos por aqui pois o post já está enorme.
É isso aí que venha Londres e que venha o Ouro de Larissa e Juliana !!!!!

Quem sabe também que venha em 2012 o tão merecido reconhecimento da mídia nacional e de muitas outras pessoas, porém se não vier não faz mal, os amigos, fãs, torcedores fazem isso com muito orgulho e prazer e no fundo esse reconhecimento dessas pessoas é que realmente vale a pena.

E se o ouro não vier, pode ter certeza que para mim e para muitos que torcem por elas, elas já são ouro a muito tempo e serão para sempre douradas.
Fonte: Ranking - FIVB

Um comentário:

Ana Sofia disse...

Que post pra começar 2012, hein, Karina? Emocionante! Que em 2012 Larissa e Juliana, nossas Soberanas das Areias, possam continuar escrevendo sua história dourada, principalmente na Terra da Rainha! Nós acreditamos e já estamos torcendo por isso desde já!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...