sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A 6 meses, Londres divulga tema principal: Shakespeare

Uma peça escrita pelo dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare será a inspiração para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. A exato seis meses do início do evento, o Comitê Organizador divulgou nesta sexta-feira o nome do show, que terá direção artística de Danny Boyle, ganhador do Oscar de melhor diretor em 2009: Ilha das Maravilhas, baseado na obra "A Tempestade".
"Nós chamamos o show de 'Ilha das Maravilhas', inspirados em 'A Tempestade', de Shakespeare. Nossa Ilha das Maravilhas saúda e celebra a exuberante criatividade da genialidade britânica em uma cerimônia de abertura, a qual esperamos que seja imprevisível e inventiva como o povo britânico", declarou Boyle, ao site oficial do evento.
O diretor anunciou que o evento contará com o maior sino do continente europeu, que está sendo produzido pela Whitechapel Bell Foundry, e terá 2 metros de altura por 3 metros de comprimento e pesará 23 toneladas.
Além disso, mais de 900 crianças selecionadas entre escolas públicas de Londres participarão da cerimônia. Até o momento, 1650 crianças de 7 a 13 anos já passaram por audições.
Outras atrações serão anunciadas no decorrer dos dias até 27 de julho, data da abertura da Olimpíada. O ex-Beatle Paul McCartney contou à imprensa britânica recentemente que estava negociando uma participação nos Jogos Olímpicos, mas não especificou de que forma. Este ano, o orçamento da abertura e do fechamento do evento duplicou, chegando a 80 milhões de libras (R$ 218 milhões).

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres será denominada "Isles of Wonder" ("Ilhas da Maravilha", em tradução livre) e transmitirá uma mensagem ecológica sobre a recuperação de uma "terra envenenada pela indústria", afirmou nesta sexta-feira o diretor artístico do espetáculo, o britânico Danny Boyle.
 
Faltando exatamente seis meses para a abertura dos Jogos, que acontecerá no dia 27 de julho, o Comitê Organizador de Londres (Locog) divulgou em entrevista coletiva os primeiros detalhes de um espetáculo que será assistido por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Boyle, diretor de filmes como "Quem quer ser um milionário?" e "Trainspotting - Sem Limites", coordenará um espetáculo no qual 900 estudantes do leste de Londres participarão de uma "coreografia em grande escala", um espetáculo que será como "juntar 165 musicais da West End ao mesmo tempo", de acordo com o presidente do Locog, Sebastian Coe.
"Fazer parte das cerimônias olímpicas é uma maneira fantástica de inspirar os jovens. É maravilhoso que estudantes dos subúrbios da cidade possam nos ajudar a contar nossa história ao mundo", declarou Coe.

"Será uma viagem que aprofundará sobre quem somos, quem fomos e quem gostaríamos de ser", descreveu o diretor criativo da equipe que desenha a abertura e o fechamento tanto dos Jogos Olímpicos quanto dos Paraolímpicos, Stephen Daldry.
As quatro cerimônias envolverão quase 15 mil pessoas, e os organizadores começarão em fevereiro um processo para recrutar 5 mil atores, dançarinos e percussionistas que queiram participar de forma voluntária no que Boyle chamou de "o maior espetáculo da terra".

Entre outros detalhes que foram revelados sobre as cerimônias, Boyle destacou que está sendo encerrada a construção do maior sino da Europa, que será pendurado em um dos extremos do Estádio Olímpico e marcará o começo da Olimpíada.
O sino, que de acordo com o diretor artístico será escutado durante centenas de anos, levará inscrita uma citação extraída da obra de Shakespeare "A tempestade": "Não temam, a ilha é cheia de sons".
Na entrevista coletiva desta sexta-feira, o secretário de Estado de Cultura, Olimpíada, Imprensa e Esporte, Jeremy Hunt, afirmou que as principais preocupações do Governo britânico nos seis meses que restam para o começo dos Jogos são a segurança, o transporte e o legado que será deixado em Londres pelo maior evento esportivo do planeta.
Com as principais instalações esportivas terminadas, Hunt disse que o trabalho que resta pela frente no Parque Olímpico inclui "instalar cabos, mobiliar os apartamentos dos atletas e imprimir os ingressos das competições esportivas."

Fonte Terra Esportes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...