sábado, 19 de julho de 2008

Os Mascotes de Pequim !!!!

OS MASCOTES

Pela primeira vez uma Olimpíada será simbolizada por cinco personagens criados especialmente para o evento. A trupe de bichinhos foi projetada pela equipe de desenhistas comandadas pelo artista chinês Han Meilin e apresentada ao mundo em 11 de novembro de 2005, a mil dias da cerimônia de abertura, e traz consigo uma série de significados. A começar por seus nomes.
Batizados de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini, os mascotes olímpicos de 2008 aparentam ter apenas nomes de crianças chinesas. Juntos, porém, formam a frase Beijing huanying ni. Em português, ‘Pequim lhe dá boas-vindas’.
Cada bichinho representa uma categoria esportiva diferente. Além disso, cada membro do grupinho se relaciona a uma personalidade única e a mensagens da cultura oriental. Não obstante, ainda lembram cinco elementos naturais e remetem aos cinco anéis olímpicos – que por sua vez fazem menção aos cinco continentes da Terra.

Conheça os Mascotes de Pequim:

Bebei

Animal: Peixe
Modalidades representadas: Esportes aquáticos
Anel olímpico: Azul
Elemento natural: Água
Personalidade: Simpatia e pureza
Ideal: Prosperidade





Jingjing

Animal: Panda gigante
Modalidades representadas: Lutas e esportes de força
Anel olímpico: Preto
Elemento natural: Metal
Personalidade: Honestidade e otimismo
Ideal: Felicidade




Huanhuan

Animal: (chama olímpica)
Modalidades representadas: Esportes com bola
Anel olímpico: Vermelho
Elemento natural: Fogo
Personalidade: Extroversão e entusiasmo
Ideal: Paixão



Nini

Animal:Andorinha
Modalidades representadas: Ginásticas
Anel olímpico: Verde
Elemento natural: Madeira
Personalidade: Inocência
Ideal: Sorte



Yingying

Animal: Antílope tibetano
Modalidades representadas: Atletismo
Anel olímpico: Amarelo
Elemento natural: Terra
Personalidade: Vivacidade e energia
Ideal: Saúde

Fu Niu Lele

Diferentemente do que acontece nas Olimpíadas, os Jogos Paraolímpicos de Pequim-2008 terão apenas uma mascote: a vaquinha Fu Niu Lele. Lançada em 2006, dois anos antes do início das Paraolimpíadas, Fu Niu Lele não tem uma simbologia incrustada em si como é o caso dos Fuwa. No entanto, a vaquinha tem a seu favor o carisma e a identificação mundial que um animal milenar pode representar. Fu Niu Lele tenta representar o conceito do espírito paraolímpico, uma vez que a vaca remete aos conceitos de esperança, sensibilidade, praticidade e diligência. Além disso, os criadores da mascote acreditam que o animal utilizado traz consigo um conceito fundamental não apenas para os Jogos Paraolímpicos, mas sim para a vida: a perseverança. Outro fator determinante para a escolha de Fu Niu Lele para representar as Paraolimpíadas de Pequim-2008 foi o fato de a vaca, por ser o animal mais próximo do Homem, representar a harmonia entre a humanidade e a natureza. Mas nem por isso os organizadores deixaram de lado outro aspecto importante para uma mascote: o marketing. Por se tratar de uma vaquinha de design relativamente simples e de certo carisma.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...