terça-feira, 8 de julho de 2008

Cultura e Gastronomia - Pequim

Cultura:

Os chineses valorizam a caligrafia tanto quanto a pintura. Em Pequim, o turista pode encontrar exibições com trabalhos a respeito da caligrafia chinesa antiga e atual. Os chineses costumam promover até competições sobre o tema. A escrita chinesa é ideográfica. A lenda conta que, no Shuowen Jiezi que foi Chang Ji, (um enviado do deus Huang Di) quem inventou a escrita, inspirado em rastros de pássaros e outros animais. O conjunto completo é formado por cerca de 15.000 ideogramas, que podem ser agrupados em 4 conjuntos ou classes

Outra tradição chinesa são as pinturas. Os trabalhos refletem os costumes, superstições e aspirações do país durante milênios. Uma das escolas de pintura chinesa é conhecida como "Cavalo Branco" e era concebida para que mortais pudessem ascender ao paraíso ou que almas fossem chamadas para os rituais religiosos.Os chineses também reverenciam os leões. Um casal de animais feito de pedra pode ser geralmente encontrado em frente a portões das casas no país. Para os devotos do budismo, o leão é um protetor da verdade e é capaz de afastar demônios.

Gastronomia:

Um dos pratos típicos de Pequim é o pato assado. O animal é preparado no forno, inteiro, como o frango no Brasil.Outro menu tradicional chinês são os pratos conhecidos como da "cozinha imperial". São refeições originárias da cozinha do imperador e têm como característica básica o requinte com que são preparados e enfeitados.Os habitantes de Pequim costumam comer também muitos salgadinhos. Alguns têm ingredientes bastante parecidos com o que podemos encontrar no Brasil, como arroz e batata doce. Outros podem parecer um pouco mais diferentes, como tripas de animais fritas (Bao Du) ou cabeça de ovelha fervida (Bai Shui Yang Tou).
Um dos doces típicos encontrados em barracas de rua de Pequim são as frutas caramelizadas. Com o rolinho primavera, o frango xadrez e o lombo agridoce, a comida chinesa se adaptou rápido ao fast food do Ocidente.

A cozinha local tem muita bizarrice no espeto: cigarra, centopéia, libélula, bicho da seda, escorpião entre outros insetos. O ditado que define os hábitos alimentares da região de Cantão é: “Come-se tudo que tenha perna e que não seja mesa”. Mas também há uma culinária muito sofisticada, com pratos como sopa de barbatana de tubarão ou de ninho de andorinha, caríssimos nos restaurantes finos.


Outra tradição chinesa é o chá. A população costuma a beber chá todos os dias, mas por causa da geografia do país, dos diferentes climas e dos diferentes modos de prepará-lo, os tipos de chá são classificados em cinco. Outra tradição é a utilização de artigos finos para servir a bebida, como xícaras e garrafas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...