quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista Ary Graça p/ Site UOL - Vôlei de Praia /Convocação individual

Segue uma parte da entrevista com o presidente da CBV Ary Graça ao site UOL Esportes. Nessa matéria ele afirma a intenção de se convocar uma seleção brasileira para Brasil. 
Ary Graça demonstrou uma preocupação especial com o futuro do vôlei de praia brasileiro. Confira:
O que falta para que o vôlei de praia brasileiro ter nas Olimpíadas a mesma hegemonia que tem no Circuito Mundial?
O vôlei de praia permite que as federações cheguem a uma Olimpíada de forma mais barata, com uma ou duas duplas. O sucesso da modalidade tem despertado o interesse de muitos países. A Alemanha, por exemplo, construiu 100 quadras recentemente. A China e a Grécia, após sediarem olimpíadas, também se desenvolveram estupidamente. Brasil e EUA vêm se revezando desde 96, com uma única exceção que foi 2000, na Austrália. Mas essa hegemonia que brasileiros e americanos dividem está seriamente ameaçada.
O melhor caminho é dar ao vôlei de praia brasileiro um tratamento de seleção?
Sim, tratar como uma seleção, dar todas as condições ao jogador: fisioterapeuta, massagista, estatístico, além de um supervisor e uma área administrativa para cuidar dele. Vamos começar aos poucos a mudar a mentalidade dos jogadores. Hoje eles são completamente livres. Eles fazem o que querem, na hora que querem, do jeito que querem. Desta maneira, nós estamos ficando para trás. Nós estamos indo para Londres provavelmente com as mesmas equipes que levamos nas últimas três olimpíadas. 

A idéia é convocar atletas individualmente, e não a dupla, certo? Essa idéia não pode encontrar resistência por parte dos jogadores?
Eles mesmos já trocaram de parceiro várias vezes entre eles. Você conta nos dedos de uma das mãos as duplas que permaneceram juntas por mais de cinco anos. Você teve a Shelda e a Adriana e você teve o Ricardo e o Emanuel. Hoje, o Ricardo, por exemplo, mora em João Pessoa e o Márcio, no Ceará. Tá errado? Tá! O certo é Saquarema. A fórmula mágica do voleibol brasileiro chama-se Centro de Treinamento de Voleibol de Saquarema.

Esse tratamento de seleção não gera duplas sem “liga”, como Ana Paula e Larissa em Pequim-2008?
Elas se reuniram 48h antes (das Olimpíadas de Pequim). Por quê? Porque nós tivemos uma Juliana machucada que durante quatro meses não definiu se ia ou não ia. No modelo antigo, quem se classificava era a dupla. Nós mudamos isso lá na federação internacional (FIVB).  Agora quem se classifica é o país. Veja o exemplo da quadra. A seleção começou a trabalhar no dia 15 de maio e no dia 24 vai jogar contra Porto Rico. Ora, se você tem nove dias para ajeitar um time de 12, em que jogam seis, mas todos participam, como é que você não vai arrumar uma dupla em três meses? É o tempo que eles vão ter para treinar. Isso será aplicado em 2013, ou logo depois de Londres.
O senhor acha que os jogadores aceitariam treinar fora da praia?
Numa primeira etapa, vai ser por força de convencimento. É difícil mexer numa Larissa e numa Juliana, que têm um CT próprio. Mas nós vamos nos esforçar para convencê-las de que o palácio do nosso voleibol é Saquarema. Para se ter foco, é preciso sair do ambiente familiar. Eles precisam acordar, respirar, treinar, comer voleibol. É isso que faz o indoor. E você vê os resultados que nós temos.
Algumas duplas têm reclamado da dificuldade para conseguir patrocinadores. O que a CBV têm feito para ajudá-las?
O Banco do Brasil, durante esses 17 anos, tem sido o principal patrocinador das grandes duplas e chegou inclusive a patrocinar duplas de menor porte. O patrocínio da Supergasbrás da Larissa e Juliana quem arrumou fui eu. As pessoas precisam entender que o patrocinador quer um retorno. Ele não vai patrocinar as pessoas por uma obra social. Somos um esporte de excelência. Apesar de termos um dos maiores programas sociais do Brasil, não somos uma instituição de caridade.

Confiram a matéria completa no link abaixo: UOL ESPORTES: Por Guilherme Coimbra
http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2011/05/26/presidente-da-cbv-defende-convocacao-individual-para-reconquistar-o-ouro-no-volei-de-praia.jhtm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...