domingo, 1 de maio de 2011

Campeãs na base da garra, talento e superação

É isso aí pessoal, nessa madrugada tivemos o encerramento da segunda etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2011 nas areias de Sanya na China. Pela primeira vez em 4 anos uma dupla brasileira tinha conquistado a vaga na final, não suficiente esse fato, a dupla brasileira Larissa e Juliana ainda conquistou pela primeira vez para o Brasil a etapa de Sanya. Em uma partida super equilibrada, desgastante e nervosa, as atuais pentacampeãs do Circuito mostraram porque são na atualidade a melhor dupla de vôlei de praia do mundo e a dupla a ser batida no momento, superando as donas da casa, as chinesas Zhang Xi e Chen Xue por 2x1 (19/21, 22 a 20 e 17/15) de virada em pouco mais de 1 hora de partida.

Para quem acompanhou o jogo ficou nítido o desgaste físico e  como conseqüência a dificuldade que ambas as duplas tiveram com o forte calor na cidade de Sanya, para as brasileiras alguns fatores ainda pioravam a situação como a longa viagem de Brasília a Sanya, o fuso horário, a culinária e a torcida contra. Porém dentro de quadra a superação, garra, talento e experiência da dupla brasileira prevaleceu no final e presenteou assim a todos os telespectadores que acompanhavam e torciam por elas com uma inesquecível vitória. Certeza que a adrenalina do jogo passou para o outro lado da tv e cada uma que realmente torce por elas jogou junto pto a pto essa partida.

Alguns destaques da partida ficaram por conta dos ataques de Juliana que se virou muito bem, pressionada no saque desde o ínicio, apesar da dificuldade no passe corrigido muito bem por Larissa, a jogadora virou muito bem as bolas, sempre auxiliada ainda pelas belas defesas e conclusoes perfeitas de Larissa no ataque. Larissa aliás foi o grande nome do jogo, nos momentos cruciais a jogadora apareceu muito bem tanto no saque, defesa, ataque e levantamento, além disso contribuiu com 2 bloqueios na partida super importantes.

O JOGO

O primeiro set começou complicado para a dupla brasileira, Juliana com dificuldade na recepção e a chinesa Xue forçando bem o saque facilitando a defesa de Xi abriram vantagem, porém na metade do set a dupla brasileira começou a forçar o saque com Larissa, as chinesas sentiram do seu próprio veneno e a dupla brasileira encostou, passou e abriu 4 ptos. A vitória parecia certa no set, pórem as chinesas novamente forçaram bem o saque e pegaram Juliana na defesa e bloqueio, em seguida um 2 toques marcado pela arbitragem fez o placar empatar, Larissa questionou normalmente o lance e a árbitra nem quis saber do questionamento dando cartão vermelho para Larissa e consequentemente ponto para as chinesas. A dupla adversária manteve a diferença no placar até o final onde conseguiu um pto de saque fechando o set em 21x19.
No segundo set o destaque foi para a sequência de saques no ínicio do set de Larissa,  onde com belos saques conseguiu abrir 4x0 no placar. Pouco mais adiante uma cacetada na chinesa Xue embalou a dupla que em seguida teve um belo ponto de block de Juliana abrindo 12x9 no placar, em seguida a dupla abriu mais 3 ptos com 2 ptos de saque de Larissa e um de contra ataque de Juliana. Novamente as chinesas correram atrás do placar e novamente forçando o saque em cima de Juliana conseguiram equilibrar a partida empatando e passando em seguida a frente do placar no finalzinho do set, mas com um ace de Juliana a dupla empata e logo em seguida vira novamente o placar. O set vai chegando ao final e as duplas mantem seus side out, mas em uma bela jogada onde Juliana bloqueou a bola caindo rente a rede impressionantemente Larissa mergulha para defender já levantando p Juliana que praticamente dividindo a bola na rede com Xue conseguiu da um toquinho e fechar o set. Lindo pto para dar moral para o tie break. 

Tie break o saque novamente foi a arma dos dois times, jogo equilibrado como não poderia ser tbem no tie break e cada vez mais o cansaço batendo em ambas as duplas, rallys bem disputados que piorava a situação física de cada atleta. Mas no tie break prevaleceu o talento de Larissa que sacou muito bem, fez ptos inacreditáveis, dignos de uma craque, como uma bola espirrada do bloqueio da Juliana a bola sobrou no fundo de quadra onde Larissa ao mesmo tempo que defendeu já atacou a bola rebatendo direto para a quadra chinesa fazendo um pontaço, logo mais para final do set, ela conseguiu uma importantissíma defesa no limite da quadra cobrindo o "reco" da Juliana, que levantou do fundo da quadra rente a rede para Larissa cravar a bola no fundo da quadra chinesa. A dupla conseguiu abrir 14x12 e o que parecia já finalizado ainda tinha mais emoção a acontecer. Xi e Xue conseguiram empatar a partida e deixar um pouco mais nervosa ainda a partida, mas no final Juliana conseguiu manter o side out para o  Brasil e num erro da chinesa o Brasil fechou em 17x15 o tie break.

"Foi uma final emocionante e estou muito feliz. No primeiro set, elas abriram uma vantagem, fomos buscando ponto a ponto até passar as adversárias. Mas nos complicamos no final e elas venceram. No segundo set foi nossa vez de sair na frente. Quando o jogo estava empatado em 20 a 20, mudamos nossa estratégia e deu certo. O tie-break foi apertado. Abrimos uma vantagem de dois pontos no início, elas ainda empataram, mas vencemos. Saímos pulando pela quadra para festejar porque foi um grande jogo", comemora Juliana.
Com o título conquistado nas areias chinesas, Juliana e Larissa alcançam a marca de 1.200 pontos após o fim do segundo torneio do ano. As norte-americanas Walsh e May têm 1.020 pontos, enquanto Talita/Maria Elisa e Chen Xue/Zhang Xi somam 840 cada.

"É muito bom vencer as chinesas na casa delas. Foi realmente um jogo de muita emoção e estou feliz com a conquista. A final começou às 11 horas da manhã na China e o calor estava quase desumano. Tanto que, no meio do primeiro set, já dava para ver como as duas duplas já estavam sentindo os efeitos da temperatura. Mas o importante foi que nos superamos mais uma vez. Juliana foi muito exigida nessa partida, deu conta do recado e é importante elogiar sua garra até o fim", complementa Larissa.

Vitória com a cara de Juliana e Larissa, muita raça, garra, talento, superação e cada vez mais provando que não desistem jamais e que para vencê-las a dupla adversária tem que além de jogar muito, também contar com bastante sorte.

Com a conquista dessa segunda etapa, Larissa e Juliana ficam cada vez mais líderes do Circuito Mundial 2011, somando duas etapas disputadas e conquistadas a dupla alcança a marca de 38 títulos no Circuito Mundial e 90 títulos na carreira da dupla. Larissa conquistou assim a marca de 39 etapas conquistadas no Circuito Mundial e se torna juntamente com Walsh a maior vencedora de torneios da FIVB ( Walsh tem 37 etapas Circuito Mundial e 2 Olimpíadas (consideradas como torneios da FIVB) e a dupla se mantém como as maiores vencedoras de etapas com 38 conquistas contra 35 da dupla Walsh e May. Se levar em conta somente Circuito Mundial Larissa é a detentora de maior número de conquistas.

Agora a dupla volta a quadra já nessa semana, na quarta feira a noite horário de Brasília a dupla deve estrear na 3ª etapa do Circuito Mundial ainda na China na cidade de Xangai.
A terceira colocação da etapa de Sanya ficou com as brasileiras Maria Elisa e Talita que acabaram não jogando a disputa do terceiro lugar pois as norte americanas May e Walsh não puderam atuar devido a uma contusão na semifinal da jogadora Misty May.

Fica aqui os Parabéns para Larissa e Juliana pela excelente conquista e dizer que é muito bom torcer por elas, apesar de toda a adrenalina no jogo de hoje com certeza elas nos proporcionam no final momentos maravilhosos de alegria. Muito orgulho de torcer e saber que torço para pessoas guerreira, batalhadoras, talentosas e vencedoras com elas. O fim de semana com certeza fica muito melhor vendo elas jogarem e vencerem como venceram essa etapa, derrotas logicamente acontecem mas com certeza jamais duvidarei da capacidade e do empenho delas em serem as melhores, em serem sempre as vencedoras que são. Não devem nada a ninguém e dão a resposta dentro de quadra em grande estilo.

Vamos torcer para que não somente elas, mas que todas as duplas brasileiras sejam reconhecidas e que possam ser todos valorizados como devem pela mídia, pelo publico e pelos patrocinadores. Espero que o Sportv continue transmitindo todas as etapas do Circuito Mundial e porque não outras empresas comecem tbem a divulgar mais o esporte como o grande exemplo do canal Esporte Interativo, esse sim está de parabéns pela iniciativa, já que o Sportv sempre deteve os direitos de transmissão e nem sempre transmitiu as etapas para nós brasileiros. Mais uma vez Parabéns Lari e Ju !!!!!!!!!!!!!!
E essa semana todos novamente mandando muito pensamento positivo para elas la em Xangai.

3 comentários:

Maki disse...

muito show a reportagem Ka!!adorei o penultimo e ultimo paragrafo!!a nossa dupla é show, e bora transmitir mais os jogos de volei Sportv e Esporte interativo!!

Ana Sofia disse...

Matéria excelente, parabéns! Realmente, para quem acompanhou e torceu, deu para sentir bem o clima e a emoção do jogo! Foi emocionante e deu muito orgulho de ver a raça das meninas no outro lado do mundo! Valeu a pena ficar acordada e foi difícil dormir depois com tanta euforia! Que venha a próxima etapa!

Ka disse...

Valeu pelos comentários, pois é quem acompanhou viu um dos melhores jogos de vôlei de praia dos últimos anos. Fora toda emoção e adrenalina que ficamos torcendo por elas. É só o começo de uma temporada que promete jogos em grande nível, repleto de emoções e haja coração galera, mas nossa dupla está preparada para nos dá mais e mais alegrias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...