quinta-feira, 29 de março de 2012

4ª Etapa CBBVP 2012: Fortaleza - O Palco dos Jogos (por Ana Sofia)

“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;

Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros”

Esses trechos iniciais de “Iracema” podem muito bem nos remeter ao cenário da 4ª Etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012: Fortaleza, Ceará, mais precisamente Aterro da Praia que leva o nome da “virgem dos lábios de mel”. Então, que tal saber um pouquinho mais sobre o local?

Fortaleza sedia etapas do Circuito Banco do Brasil desde sua primeira edição, em idos de 1991, tendo ficado de fora apenas em 1997 e 2007, sendo que, neste último, recebeu a etapa brasileira do Circuito Mundial.

O nome do Aterro e da Praia em que se situa, como já se pode perceber, são uma referência à personagem Iracema, do romance indianista homônimo do cearense José de Alencar. Tal obra é conhecida como “romance da história do Ceará” e, não por acaso, a figura da guerreira indígena é presente no cotidiano do cearense, em especial do fortalezense. São várias as estátuas distribuídas pela cidade que a retratam, entre as quais, Estátua de Iracema, na enseada do Mucuripe; Iracema – Musa do Ceará, na Lagoa de Messejana; e Iracema Guardiã, de Zenon Barreto, localizada próxima ao Aterro*.

O Aterro da Praia de Iracema, obra para conter os efeitos da erosão e do avanço das marés, hoje é palco de vários eventos populares, que reúnem multidões na capital alencarina, sejam religiosos, como missas e cultos; culturais, como o Carnaval; musicais, como o já famoso Reveillon de Fortaleza, que, no último ano, teve como atração principal Ivete Sangalo, reunindo 1,5 milhão de pessoas; e esportivos, do qual o maior expoente é o nosso Circuito de Vôlei de Praia.

Durante os dias de competição, outras guerreiras e estrelas é que estarão no centro das ações na Praia de Iracema, entre elas, duas se destacam por brilharem aos raios do sol tanto quanto os verdes mares cearenses decantados por Alencar e por serem tão valiosas quanto esmeraldas: Larissa e Juliana! E é pra elas, óbvio, nossa torcida em mais esta etapa!

Assim, continuemos nos preparando para, de 6 a 8 de abril, torcer bastante por mais uma conquista da dupla hexacampeã do Circuito Mundial e atual campeã mundial!

*Quem tiver interesse em saber mais sobre as Estátuas de Iracema, fica esta dica: http://amilcarcabral.webnode.com.br/projectos-/caminhos-de-iracema

Foto: Maurício Kaye/CBV 2011

Um comentário:

Sandra Galvão disse...

Arrasou Ana!!! Parabéns mesmo pelas palavras declamadas neste post. Beijos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...