A incerteza se Brasília seria sede da abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia teve fim ontem, último dia para a confirmação. Tanto a BrasiliaTur quanto Ricardo Bernd, diretor geral da RB2, umas das empresas promotoras do evento, garantiram que a capital federal receberá a primeira etapa da competição, que está marcada para acontecer de 20 a 25 de abril. De acordo com Bernd, hoje mesmo caminhões voltam a descarregar a areia que falta no gramado central da Esplanada dos Ministérios e amanhã as arquibancadas começam a ser montadas. Até o dia 15, toda a estrutura deverá estar completa.
Segundo a assessoria da BrasiliaTur, que é responsável pelos eventos comemorativos do aniversário da capital do país, o que provocou a confusão e atrasou a confirmação da etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi a demora na entrega da documentação necessária para aprovação do projeto por parte da RB2. “O pedido de patrocínio foi feito em março de 2009. No entanto, só em 8 de março deste ano recebemos a documentação completa. O processo tem ao todo 400 páginas e precisava ser minuciosamente analisado. A aprovação só demorou porque o projeto foi entregue muito tarde”, informou o órgão.
Ainda de acordo com a BrasiliaTur, o processo foi fechado ontem e a verba será repassada ainda nesta semana. Assim, a cidade não corre mais o risco de deixar de receber a competição. Ricardo Bernd não quis rebater as declarações da empresa pública. O diretor, porém, disse que a documentação foi entregue dentro do prazo. “Eu não tenho comentários porque acho que não foi bem isso o que aconteceu. Obviamente, a parte burocrática demora, porque é uma documentação extensa que tem de ser analisada página por página. Mas acho que foi uma junção de diversos fatores que provocaram isso, inclusive a situação política que Brasília vive”, enfatizou.
O GDF desembolsará R$ 2 milhões, valor relativo à compra dos direitos de realização do evento, para receber a etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que coincide com as comemorações dos 50 anos de Brasília.
Estatísticas e curiosidades
» 400 mil metros quadrados é a área total da arena da etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na Esplanada dos Ministérios
» 8 quadras de areia serão montadas
» 100 caminhões de areia serão utilizados
» 5 mil pessoas é a capacidade da arena
» Além do Brasil, duplas da Rússia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Itália e França já estão confirmadas
» 8 quadras de areia serão montadas
» 100 caminhões de areia serão utilizados
» 5 mil pessoas é a capacidade da arena
» Além do Brasil, duplas da Rússia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Itália e França já estão confirmadas